Festival 2023

Ano de aniversário do Bon Odori. Prontos para esta linda festa?

Preparamos uma celebração muito especial para você!
Que tal começarmos com um giro nas atrações que compõem o Festival 2023 e conhecer a programação do Palco Haru e Palco Natsu?

Bon Odori

Bon Odori

Querido por todos, o Bon Odori é um dos momentos mais aguardados do Festival! Ele foi criado no Japão, para celebrar a comunhão e agradecer aos antepassados pelas bênçãos da vida. Quando os primeiros imigrantes japoneses vieram ao Brasil, trouxeram junto este ritual. O Bon Odori se popularizou com os anos, tornando-se um dos maiores símbolos da cultura japonesa no país.

CONCURSO MISS NIKKEY - BAHIA

O Miss Nikkey (@missnikkeybrasil) é o mais tradicional concurso de beleza nipônica do Brasil. A Bahia ocupa lugar de destaque, tendo duas representantes eleitas como Miss Nikkey Brasil, Larissa Mano (2017) e Keiko Takaoka (2022).

Curta e ajude a eleger a nova representante da beleza Nikkey Bahia 2023! A ganhadora do concurso representará o estado na final nacional, em São Paulo.

Quer participar? Conheça mais em www.missnikkey.com.br. Inscrições até 13/08/2023.

Miss Nikkey Bahia 2022

Miss Nikkey Brasil 2022

Kendi Yamai / Isa Toyota / Takeshi Nishimura

TIME DE APRESENTADORES DO FESTIVAL 2023:

Nosso time de apresentadores está pronto para agitar os palcos do Festival!

KENDI YAMAI (@kendiyamai) Depois de uma extensa carreira em concursos de Cosplay, Kendi Yamai se projetou nacionalmente como ator, colecionando participações em programas de TV e novelas. É apresentador oficial do Concurso Miss Nikkey no Brasil, além de apresentar o Concurso Cosplay no Festival.

ISA TOYOTA (@isinha_toyota) Apresentadora, influencer digital e cantora premiada em concursos nacionais e internacionais, Isa Toyota se junta ao Festival para compartilhar seus conhecimentos sobre música e cultura japonesa.

TAKESHI NISHIMURA (@nishimura_takeshi) Integrante do Grupo Yuubi Japanese Dance Company, Takeshi Nishimura é conhecido por seu talento com a dança e canto, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais. Como apresentador, participou dos principais eventos de colônias japonesas no Brasil.

TIME DE ARTES MARCIAIS

O time de artes marciais traz para o Festival o “Budô”, caminho das artes marciais japonesas. Inicialmente ligado às guerras e aos confrontos militares, o Budô se transformou através dos tempos, dando origem a uma valiosa ferramenta educacional, em benefício do desenvolvimento pessoal.

Esportistas de kendô, iaidô, aikidô, sumô, judô, naguinata e karatê trazem juntos esta milenar arte para o Festival!

Confederação Brasileira de Kendô – @cbkendo

Associação Inter-Regional de Aikidô da Bahia

Federação Paulista de Sumô – Liga Esportiva

Centro de Treinamento de Alto Rendimento de Judô – Taperoá (@judotaperoa)

Associações Bushidô-Kan, Samurai-Ryu e ASKAPRO (filiadas à Federação Baiana de Karatê) (@bushidokankaratebahia)

Naguinata do Brasil

Capoeira de Angola - Mestre Ciro Angoleiro

TIME DE ARTISTAS | CULTURA POP

Joe Hirata

Joe Hirata, (@joehirata) mudou a história da TV japonesa ao ser o primeiro estrangeiro a vencer o maior concurso de karaokê amador do Japão, o NHK Nodojiman em 1994, aos 27 anos. Presente em aparições nos maiores programas da TV brasileira, vem a Salvador para apresentação exclusiva nos palcos do Festival e para comandar o Festival Podcast.

Carol Valença

Carol Valença

Carol Valença, (@caroltiko) Carol Valença é atriz, dubladora, cantora e diretora de dublagem. Destaca-se em personagens como Luffy de One Piece, Doraemon e Abby em The Last os Us, dentre muitos outros. Atração inédita, apenas nos dias 25 (sexta-feira) e 26 (sábado)!

Bruna Higs

Bruna Higs, (@brunahigs) é uma das vocalistas fixas do projeto Miura Jam, que apresenta versões em português e covers de anisongs. Muito prestigiada nas redes sociais, a artista canta as versões oficiais brasileiras das músicas “Fruits Candy”, de Sakura Card Captor, e “Kanpeki Gu No Ne” e "Holy Shine", de Fairy Tail.

Denilson Felix

Denilson Felix, (@denilsonfelixsanfoneiro) cantor e sanfoneiro é conhecido por criar versões de músicas de anime e tokusatsu em ritmo de forró. Entre as suas versões mais populares estão as músicas temas de Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, Naruto, Bleach, JoJo's Bizarre Adventure e Jaspion.

Edson e Kevin Iwassaki

Os ilusionistas, Edson (@edsoniwassaki) e Kevin Iwassaki (@keviniwassaki) trazem emoções intensas e mágicas para nossos palcos. Edson é fundador do grupo Projeto Ilusionismo e orientador do curso “Mundo da Mágica”. Kevin trabalha com mágica desde os 8 anos de idade, com ampla carreira em programas televisivos.

Kaito Shamidaiko

Criado em 1992 pela família Kaito, em Taubaté (SP), o grupo apresenta músicas tradicionais japonesas com arranjos contemporâneos, para manter viva a cultura do país.

Yuzo Akahori

Com vasta experiência nacional e internacional, Yuzo Akahori (@yuzoakahori), é um músico que tem tem como objetivo proporcionar um belo espetáculo, a fim de levar às pessoas a oportunidade de conhecer um pouco mais do SHAMISEN, instrumento milenar japonês. Em 2014, lançou o seu primeiro CD de SHAMISEN, o primeiro CD de TSUGARU SHAMISEN do Brasil e América Latina. Sempre inovando, o músico vem inserindo o SHAMISEN nas mais diversas áreas, como filmes, games e até mesmo músicas eletrônicas, modernizando, mas sem perder as origens.

VOCÊ JÁ PREPAROU SEU COSPLAY?

O mundo dos cosplays atrai fãs da cultura pop japonesa e anime, que dão vida aos seus personagens favoritos. Não perca a oportunidade de embarcar no mundo dos seus personagens favoritos, aqui no Festival! Serão dois momentos inesquecíveis:

  • Seletiva LIGA BRASILEIRA DE COSPLAY (26/08 - Sábado - Palco Natsu)
  • Desfile JOVEM (27/08 - Domingo - Palco Haru)

Que saber mais? Consulte os regulamentos.
Ou ainda, disponibilizamos um resumo dos principais destaques dos regulamentos. Acesse

Desfile Cosplay XV Festival da Cultura Japonesa de Salvador 2023

Regulamento Desfile Cosplay
Aditamento Reg. Desfile Cosplay

Seletiva da Liga Brasileira do Cosplay – XV Festival da Cultura Japonesa de Salvador 2023

Regulamento seletiva LBC

MÚSICA E DANÇA - O COMBUSTÍVEL DO FESTIVAL!

O GRUPO CULTURAL WADÔ (@grupowado)
é um coletivo de jovens baianos que busca divulgar a cultura japonesa através do Taiko, os tambores japoneses, e da dança. Entre as danças, apresenta o Yosakoi Soran, dança contemporânea japonesa inspirada no Soran Bushi, estilo de dança da região de Hokkaido, no Japão. E também o estilo Matsuri Dance, originalmente desenvolvido pelo Grupo Sansey (Londrina-PR), em que as músicas misturam ritmos ocidentais, como o pop, rock e funk, ao ritmo japonês tradicional "ondo".

QUABALES BANDA (@quabales)
Com um estilo diferenciado, o Quabales Banda une música e performance em um show vibrante, criativo e original. Mescla estilos musicais, como hip-hop, pagotrap e canto, com a linguagem do grupo percussivo STOMP. A direção artística é de Marivaldo dos Santos, músico, multi-instrumentista e produtor musical de projeção internacional.

YURIKI NO KIZUNA (@yuriki.kizuna)
O grupo Yuriki no Kizuna Eisá Daiko, tem o objetivo de divulgar os legados e valores de seus antepassados de Okinawa (Japão). Além do Eisá Daiko, o Taiko de Okinawa, o grupo traz ao Festival, o Shishimai, dança tradicional em homenagem a “Shishi”, o leão mitológico símbolo da proteção.

GRUPO CHERIE (@cherieteam)
Fundado em 2017, Chérie Team é um grupo de dança soteropolitano, focado principalmente em covers de Pop, J-Pop e K-Pop.

GRUPO PARADISE (@paradisedancegroup)
Criado em 2008 para divulgar a dança pop asiática na Bahia, o grupo se tornou precursor no estado, atuando como atração em grandes eventos baianos. O repertório inclui Para-Para, Matsuri, J-pop e K-pop, entre outros.

GRUPO RUZ8 (@teamruz8)
O Team RuZ8 é uma equipe de dança montada em 2014, por admiradores da cultura pop asiática, com foco em J-Pop, K-pop e Para-Para.

GRUPO CORPUS-LINE
Academia de dança conhecida pelo ensino de estilos japoneses, como Yosakoi Soran, Odori e Rizumu Taisso.

GRUPO LDMUSES (@ldmuses)
Quem gosta de J-Pop? As meninas do L.D.Muses são um grupo de dança cosplay que fazem cover de diversos grupos idol japoneses.

FESTIVAL EXPERIENCE!

Uma viagem pela cultura, gastronomia, tradição e tecnologia japonesa

OS CHEFS QUE TRAZEM O SABOR DO PAÍS DO SOL NASCENTE

CHEF Telma Shiraishi
Telma Shiraishi (@telmashiraishi) é uma chef referência em gastronomia japonesa no Brasil. À frente do premiado Restaurante Aizomê, onde é chef proprietária, desenvolve seu trabalho com base na busca dos ingredientes do campo, do mar e dos pequenos produtores de seu círculo, que também valorizam o artesanal e a singularidade de sabores. Comanda ainda a cozinha do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

CHEF Marlene Fukushima
Tendo iniciado seus estudos sobre a culinária japonesa aos 7 anos, Marlene Fukushima é hoje pesquisadora da cultura e história da culinária japonesa, professora de culinária caseira japonesa, proprietária do Buffet Hanayori e vice-presidente da Comissão de Gastronomia do Bunkyo de São Paulo.

CHEF Mary Sugimoto
Ainda jovem, aprendeu a fazer os primeiros pratos com o chef Kondo, dono do antigo restaurante Kokeshi. Formada no curso avançado da Escola Amano de Gastronomia Japonesa e na All Japan Sushi Academy no Japão, produz conservas e alimentos da marca Heiandoori e atua como segunda vice-presidente da Comissão de Divulgação da Gastronomia Japonesa do Bunkyo de São Paulo.

CHEF André Matias
O baiano André, mais conhecido como sushiman chef Mathias Sopi, começou a se interessar pela culinária japonesa após um curso de gastronomia no Senac. Aos poucos, Mathias venceu barreiras culturais e aprimorou técnicas, desenvolvendo habilidades no manuseio de produtos e utensílios japoneses.

CHEF Rodrigo Ávila
Formado em Buenos Aires, Rodrigo Avila (@chefrodrigoavila) é um chef argentino, autoridade em gastronomia asiática na Bahia. Com mais de 15 anos de experiência, sua marca registrada é o restaurante Nemukta, pioneiro no estado a oferecer o Ramen e outros pratos típicos do Japão. Seus conhecimentos e habilidades são compartilhados como consultor gastronômico, professor e chef de cozinha.

CHEF Márcio Silva
Com ampla experiência de ensino no curso de gastronomia do SENAC, Marcio é consultor, administrador e empreendedor gastronômico. Proprietário do restaurante Yakinat’Mar, de comida Japonesa, Chinesa e Tailandesa, o chef também trabalha como professor auxiliar da UFBA e da Fundação Bradesco.

Uma viagem pela cultura, tradição e tecnologia japonesa

SKY BRIDGE

Inicialmente desenvolvido para os planetários do Japão, o projeto Sky Bridge foi convertido para o formato VR (realidade virtual), como Sky Bridge Experience. Após a estréia em São Paulo, a Fundação Japão e a UNIBES Cultural levaram o projeto para diversas cidades do país.

Saiba mais: Sky Bridge Experiencie

III EXPOBONSAI

O Festival traz a beleza milenar dos bonsais, com a 3ª edição da EXPOBONSAI. Termo japonês que significa “plantado em um recipiente”, o bonsai é uma representação artística de uma árvore em tamanho real, na natureza.

EXPOSIÇÃO DE IKEBANA

Ikebana é a arte japonesa de arranjos de flores, sendo caracterizada como sutil, sensível e sofisticada. Criados para "trazer flores à vida", os arranjos incluem flores, galhos, folhas e caules para criar composições capazes de refletir a beleza natural das plantas.

CERIMÔNIA DO CHÁ

O Senchá (cerimônia do chá) é uma das artes tradicionais que mais representa a cultura japonesa e foi introduzido no Brasil há cerca de 35 anos pela professora Kogyo Ishimoto. O chá deve ser oferecido com sinceridade e recebido com alegria e gratidão, pois seu sabor reflete o sentimento da pessoa que o prepara.

Oficinas Culturais do festival, uma experiência inesquecível!

OFICINA DE ORIGAMI

Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar papéis. As figuras feitas em origami são carregadas de simbolismos: o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade; e o tsuru, é o desejo de boa sorte, felicidade e saúde

OFICINA DE ORINUNO

Utilizando os princípios da arte do origami, ou orinuno é a dobradura em tecido. A arte utiliza tecidos engomados para sustentar suas dobraduras, sem costuras ou corte. Esta técnica dá origem a uma grande variedade de peças, com diferentes formatos e cores.

OFICINA DE SHODÔ

O shodô, ou a caligrafia japonesa, é uma arte que exige alta precisão. Ela não permite correções, retoques ou esboços, pois acredita-se que mesmo os espaços falhos podem ser interpretados como parte de uma totalidade, desde que haja um equilíbrio natural.

OFICINA DE SUMIÊ

Sumiê é um estilo de pintura caracteristicamente asiático, praticado há mais de mil anos. É uma forma de arte que se esforça para representar a essência de um objeto ou cena no menor número possível de pinceladas.

OFICINA DE MANGÁ

Mangá é o nome dado para os quadrinhos japoneses. Com uma ampla gama de gêneros, os mangás são lidos por pessoas de todas as idades, dando origem a animes exibidos na televisão e no cinema. Tendo se popularizado pelo mundo inteiro, os mangás são muito queridos pelos fãs de cultura pop japonesa.

KENKO TAISSO

Conhecido como a ginástica da saúde, o Kenko Taisso combina ginástica rítmica, dança e música em movimentos alegres e harmônicos, para melhorar o vigor físico e mental. Além das coreografias, os praticantes são incentivados a memorizar as letras das músicas entoadas durante as atividades, o que auxilia na ativação da memória.

OFICINA DE FUROSHIKI

Tradicional técnica japonesa que utiliza o tecido quadrado em uma amarração conhecida como o “nó do furoshiki” para embrulhar, transportar e proteger objetos.O Furoshiki se adequa bem ao comportamento sustentável permitindo substituir as sacolas plásticas e pode ser uma alternativa elegante para o papel de presente.