VAMOS JUNTOS, NA 30ª EDIÇÃO DO BON ODORI!

O Bon Odori Salvador completa um importante ciclo. Em 2023, o evento celebra três décadas de intensa promoção da cultura japonesa na cidade — e com muito mais por vir.

O BON ODORI

Nasceu no Japão, como um ritual em homenagem aos ancestrais. É uma dança que expressa a reverência aos espíritos e gratidão pela boa colheita, com movimentos delicados e simples que se repetem em ciclos. Cada gesto tem significado próprio, referindo aos atos de colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. E como parte intrínseca da cultura japonesa, atravessou o mundo com seus descendentes, para preservação da cultura e tradições.

Em Salvador, a primeira celebração do Bon ocorreu em agosto de 1992, com 300 membros da comunidade nipo-brasileira do estado. Mas tudo cresceu rapidamente. A facilidade das coreografias e o espírito de comunhão rompeu os limites culturais e ganhou o coração do público baiano. Hoje, o Bon Odori se tornou carro-chefe do Festival da Cultura Japonesa, evento que reúne cerca de 75 mil pessoas, com programação diversificada e atrações para todas as idades.

A comemoração da 30ª edição do Bon Odori em Salvador revive a trajetória de um evento que trouxe o Japão para o maior celeiro de matrizes culturais do Brasil, o estado da Bahia. E mais do que celebrar, nós agradecemos a todos que trazem as cores da alegria e festividade para a grande roda desta dança milenar: ARIGATÔ, BAHIA!

Que tal conhecer melhor as tradições japonesas sobre o Bon Odori?

Lenda do Bon Odori

Segunda o sutra Urabon-kyô, havia um monge zen com uma rara visão transcendental. Ele se chamava Mokuen e conseguia viajar por mundos desconhecidos. Um dia, quando sua mãe faleceu, ele descobriu que ela renascera em uma dimensão distante, condenada à fome e sede eternas.

O monge decidiu pedir a Buda que aliviasse a dor e o sofrimento de sua mãe. Ele o aconselhou a reunir todos os monges da região em um mesmo local, onde passariam um dia inteiro sem pisar em qualquer inseto ou flor. No dia sugerido, Mokuen chamou todos para um banquete em um monastério, onde homenagearia sua mãe.

Ao fim do dia, o espírito de sua mãe apareceu para ele. Ela estava transformada. Leve e iluminada, ela flutuava como uma lanterna japonesa ao vento. Mokuen ficou tão feliz que começou a dançar de alegria. Os outros monges se comoveram e começaram a imitá-lo, formando um grande círculo da felicidade. Foi assim que surgiu o Bon Odori, a dança de homenagem aos espíritos.”

Conheça mais sobre o BON ODORI do Japão

Cada cidade segue seu próprio calendário, mas o BON é sempre realizado ao pôr do sol, durante o verão japonês. Acredita-se que é durante este período do dia que os espíritos retornam aos seus lares, conforme a noite se aproxima.

BON

Obon (お盆) ou apenas Bon (盆) é um costume budista japonês de honrar e agradecer aos espíritos dos ancestrais, que retornariam a este mundo para visitar seus descendentes.

Butsudan

Butsudan Um dos rituais do BON é visita e limpeza dos túmulos dos familiares, com oferendas de alimentos e flores nos templos e altares nas residências, chamados de “Butsudan”

Dança folclórica – Bon Odori

O Bon-Odori é a denominação de uma dança folclórica em homenagem aos antepassados. Ela tem tradição budista e é cultuada no Japão desde o período Heian (794 a 1185d.C).

Yagura

Com um evento alegre e jovial, as famílias se reunem para dançar ao redor de um andaime de madeira, chamado de “yagura”. Esta estrutura costuma ser o coreto onde se apresentam os músicos.

Yukata

Como o BON ocorre no verão, os participantes tradicionalmente se vestem com a “yukata”, uma espécie de quimono leve de algodão. Atualmente, muitas celebrações incluem um enorme festival com jogos e comidas.

Chouchin

O “chouchin” é uma armação de bambu ou arame coberta de papel, seda ou vinil. No passado, uma vela era colocada dentro, para que fosse utilizado como lanterna durante a noite. Nos rituais do BON, os “chouchin” são penduradas na frente das casas para guiar os espíritos dos antepassados de volta aos seus lares.

BEM VINDO AO BON ODORI 2023! PARABÉNS AOS AMIGOS DO BON ODORI DE SALVADOR!
ARIGATÔ, BAHIA!!